terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Voltaremos a ser quem éramos?



Quanta coisa se passa ao longo de um ano? Em um ano poderemos realizar um sonho, pessoas queridas vão chegar ou vão partir de nossas vidas. Algumas pessoas se casam, outras se separam.

Em um ano pode ser que você descubra sua verdadeira vocação, ou que sinta que está indo pelo caminho errado. Alguns vão mudar, outros vão seguir no mesmo rumo, às vezes não por um, mas por muitos anos.

Em um ano pode-se tentar ser feliz, mesmo que para isso tenhamos que enfrentar milhões de obstáculos. E se não deu certo, não restará a dúvida de não ter tentado. Ou ainda pode-se deixar a vida passar e ver o arrependimento chegar.

Em um ano pode ser que você se case, ou tenha seu primeiro filho. Pode ser que nesse ano você descubra seu verdadeiro amor. Se ele ficou perto ou longe, pelo menos você conheceu quem te fez perder o fôlego e sentir um frio incontrolável na barriga.

Em um ano você pode ter emagrecido alguns quilos. Não porque alguém te mandou, ou porque isso incomodava aos outros, mas sim porque foi sua vontade. Ou pode ter engordado. Contanto que você sinta-se bem, ninguém poderá contestar sua atitude.

Em um ano você pode surpreender-se com quem menos você imaginava, pode ter dado sua amizade a quem não deveria, mas pode ter recebido um carinho de quem você menos esperava. E para esses diremos o quanto elas são importantes, e que as amemos o suficiente para não sentirmos remorso.

Em um ano você pode passar as melhores tardes de outono, correr na garoa e sentir-se de alma lavada. Passar calor e não importar-se mais. Rever familiares queridos, que por um motivo bobo ficaram longe por anos. Ainda chorar de saudades por alguém que te deixou há muito tempo, e sentir que sempre estivemos amparados, em qualquer lugar desse universo.

Em um ano você irá colecionar fantasmas, reais ou imaginários. Saberemos conviver com eles ou iremos lutar pra que eles não apareçam. Sentiremos que eles só voltarão se quisermos, ou quando quisermos.

Em um ano você pode ser arrogante. Pode ser sozinho. Pode ser insistente. Pode achar que a vida não é feita de mudanças, e que se elas acontecerem, você não estará preparado. Mas não será verdade.

Em um ano você vai aprender a escutar conselhos de quem te ama de verdade. Vai erguer a cabeça, arrepender-se dos erros e aprender. Porque a vida será sempre um aprendizado.

Em um ano provavelmente não voltaremos a ser quem éramos. Não importa o que você tenha feito, como viveu, ou se algo o assombrou. Se você julgou certo, se foi errado, se foi precipitado, esqueça! Já faz um ano...

Feliz ano novo.


2 comentários:

  1. Lendo este post e pensando no que venho aprendendo e na lição que me deixou 2013, concluo e compartilho contigo.
    Nada é permanente, portanto não podemos nos apegar a nada. E isto é um alento para a alma, pois não há tristeza que dure pra sempre, mas é também uma advertência, pois não há, da mesma forma, alegria que dure para sempre, então só nos resta viver o momento é abraçar o que a vida tem a nós oferecer.
    Obrigado pelas palavras durante este ano, em cada pessoa que encontro tento ver um Mestre, e nas suas palavras eu descobri um belo ensinamento.
    Abração,
    Marcus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, grande amigo! Um feliz 2014 a você, Ana, os bebês e a Lontra. Muito obrigado pelos elogios, fiquei muito feliz com as palavras, realmente foi especial.

      E como já dizia W. B. Yeats, os momentos bons passam, mas os ruins também. Vamos viver cada momento como se fosse único.

      Grande abraço!

      Excluir