terça-feira, 5 de março de 2013

O organizado





Tinha hora pra tudo. O banho, o almoço, o jantar. Até o tempo que demorava para lavar a louça era cronometrado.

Suas camisas eram organizadas por tipo, tamanho e cor. Utilizava quase um método “batalha naval” para organizá-las. F2: camisa azul da quinta feira.

No trabalho, pontualidade ao entrar e sair. Deixou de usar o carro para não ser vítima do trânsito. E às quartas feiras no final da tarde, seu melhor momento da semana: 60 minutos inteirinhos de dedicação ao violoncelo.

Há 20 anos estudava com a senhorita Lourdes, que há pelo menos 10 já dizia que ele não precisava de aulas. Insistia que tinha que melhorar sua técnica, mesmo sem nunca ter errado uma nota sequer.

Todavia, os 20 anos de histórias e biscoitos de chocolate foram-se com os 80 anos de senhorita Lourdes. Junto do e-mail comunicando-o da missa de sétimo dia, o nome da professora da próxima quarta. Cecília.

Dias agitados. Afinal, uma mudança de organização não ocorria há anos. E pontualmente às 16 horas...e 3 minutos, chegava a nova professora. All Star, jeans, cabelo castanho levemente desarrumado, camiseta do Mumford & Sons:
- É minha banda preferida. Uso pelo menos 3 vezes por semana.

E logo na primeira aula a moça esqueceu as partituras que havia preparado. Desastre. Quem mais aprendeu foi ela ao vê-lo executar com maestrias seus exercícios de 20 anos.

A vida seguiu. As aulas também. Melhores, porém sem mudanças. E ainda o acaso fez com que nem o táxi andasse naquela tarde. No telefonema cancelando a aula descobriu que estava do lado da casa de Cecília:
- Por que não? Disse a moça.

Incrivelmente não se sabe como ele venceu o TOC, a mudança de trajeto, de horário. Mas lá estava ele na casa construída nos anos 70. Desorganização, quadros de horários riscados, uma mescla de estilos, e uma coleção de 6 baixos e 7 violoncelos.

E após o café que ela trouxe (experimentou a bebida pela primeira vez) teve sua aula, sem partituras, sem exercícios, apenas música (também experimentou pela primeira vez). E reparou no cheiro do cabelo castanho pela primeira vez. E tudo isso o levou a ver, pela primeira vez, como ela era linda.

Essa semana quase perderam o horário da viagem para assistir ao Mumford & Sons (agora sua banda preferida). Depois que ele se mudou pra casa dela nunca mais conseguiu organizar nada.

Mas tinha que jogar seu novo contrabaixo em cima dos tickets e das passagens pra lua de mel em Paris?



Nenhum comentário:

Postar um comentário